Assessoria de Investimentos

Assessoria de Investimentos - Valor Investimentos

Conheça a nossa Assessoria de Investimentos

vídeo assessoria

(Transcrição)

Como funciona a Assessoria de Investimentos?

Imagine que você tenha o seu patrimônio, e queira escolher os produtos onde você vai investir. Como você faz normalmente? Você vai ao banco onde você tem conta e pede uma orientação de investimentos. Um funcionário da instituição financeira vem então atendê-lo e oferece alguns produtos.

Eu pergunto a você: Se houver uma aplicação de investimento mais adequada para você em outro banco, será que a pessoa que está te atendendo vai dizer “Olha, isso que você tá querendo é melhor no banco tal”? Não vai. Por que não vai?

Porque ela tem que distribuir os produtos de investimento do banco onde ela trabalha. Por isso há um conflito de interesses sempre que profissionais empregados de instituições financeiras orientam os seus investimentos.

A nossa Assessoria de investimentos trabalha de modo diferente:

Colocamos mais de 100 bancos para “brigarem entre si”, e decidimos quais entregam melhores retornos aos clientes. Essencialmente, auxiliamos o nosso cliente a encontrar os melhores investimentos do mercado financeiro, onde quer que eles estejam.

Como são feitas as aplicações?

Primeiramente, o cliente não vai enviar dinheiro para nenhuma conta da Valor Investimentos e muito menos para mim, André Bona, ele vai aplicar direto nas instituições financeiras. Como isso é feito?

Atualmente no Brasil, as corretoras de valores não fazem mais apenas operações de Bolsa de Valores, mas, através de contratos com vários bancos para distribuírem produtos de investimento dos mais diversos bancos.

Então ao abrir conta em uma corretora hoje, você pode comprar um CDB do Banco do Brasil, um CDB da Caixa, um Fundo de Investimento que fica no Itaú, BNP Paribas, BTG Pactual…

Tanto os investimentos que normalmente as pessoas já conhecem, quanto investimentos diferenciados, gerenciados por instituições especialistas em investimentos – como os bancos de investimento e gestoras de recursos. Assim, com uma única conta, você aplica em diversos bancos e passa a ter acesso a um mundo de investimentos que você não tem em um banco comercial.

As corretoras são fundamentalmente iguais. Então porque orientamos nossos clientes a abrir conta na XP Investimentos? Por um único motivo: ela concentra o maior número de aplicações em uma única conta.

O cliente manda o dinheiro da sua conta no banco, para a sua conta na corretora. Em seguida, dentro do site da corretora, na área logada (que é igual a um Internet Banking), o cliente compra os produtos de investimentos. É nessa hora que entramos para auxiliá-lo na escolha dos produtos.

Como acompanhar o saldo dos seus investimentos?

Uma vez que o investidor faça as suas aplicações dentro do portal da corretora, ele poderá acompanhar em tempo real a evolução e o saldo de todos os seus investimentos. O processo é todo claro e transparente: a conta é do investidor, ele tem o acesso e é ele quem faz as operações.

E se a corretora quebrar?

Essa é uma dúvida que pode ocorrer e ocorre com as pessoas que nunca tiveram investimentos em corretoras.

Quando você utiliza uma corretora para fazer investimento, você não está colocando dinheiro na conta da corretora, o dinheiro apenas passa pela conta da corretora para que você acesse todos os investimentos que você escolheu. O seu dinheiro estará dentro dos bancos onde os produtos de investimento estão. A corretora só faz a intermediação desse processo.

Dessa forma, se a corretora quebrar, nada acontece ao seu dinheiro. Você está totalmente seguro porque os seus recursos não estão dentro da corretora, estão nas aplicações financeiras que você fez.

Isso deve ficar claro, pois o investidor passa a ter a muitos investimentos, melhorando a sua rentabilidade, e ele pode ficar inseguro e pensar que há algum tipo de risco associado. Não há, a corretora é simplesmente uma intermediária de investimentos.

Se ele, por exemplo, comprar um CDB do Banco do Brasil pela corretora, ele está no risco do Banco do Brasil. É como se ele tivesse comprado diretamente no banco.

Como fazer os resgates?

Vamos supor que você está com o seu dinheiro investido na conta da corretora e precisa resgatar uma parte do valor. Como é o procedimento?

Você mesmo vai entrar no portal da corretora, com o seu Login, com a sua senha, vai escolher o investimento que você quer resgatar, clicar em resgatar, e, após o prazo de liquidação do produto (alguns produtos são mesmo dia, outros três dias depois, como é normal em um banco), o recurso sai do banco onde é o investimento, volta para a sua conta na corretora, e você pode remeter de volta para a sua conta bancária.

Um importante fator de segurança, é que o dinheiro só pode sair da corretora para uma conta sua, no seu CPF. É impossível fazer transferências da conta da corretora para a conta de qualquer outra titularidade.

Então a Valor Investimentos e a XP Investimentos são a mesma empresa? Qual é a diferença?

Não, a Valor Investimentos não é a mesma empresa da corretora XP. A XP é uma corretora, que vende os produtos e tem contratos com os bancos; ela é uma instituição financeira.

A Valor Investimentos é uma empresa de assessoria. O nosso trabalho é auxiliá-lo na escolha dos investimentos dentro da corretora. É como se você tivesse sempre um conselheiro para tirar dúvidas e garantir que você escolha o melhor para de acordo com seus objetivos e perfil. O nosso trabalho é de orientação. O trabalho da corretora é de venda de investimentos.

Algumas pessoas perguntam: porque eu não mantenho uma conta direto na corretora e sou atendido por ela? Porque se você tiver direto uma conta na corretora, naturalmente você não terá uma assessoria externa para auxiliar as suas decisões, e cairá na mesma situação de quando você é cliente de um banco e os produtos são oferecidos a você em função das metas do vendedor e não em função dos seus objetivos.

Quanto custa o serviço de Assessoria de Investimentos?

Pra você não tem custo! Por que toda vez que auxiliamos você a escolher os investimentos, as instituições nos remuneram porque você adquiriu produtos delas.

Outro ponto que precisa ficar muito claro, é que nós não tomamos a decisão de onde investir o seu dinheiro, essa decisão e sua. O nosso papel é auxiliar, mas você é quem toma a decisão de investimento.

O nosso trabalho é todo voltado a prover as informações para que você tenha, cada vez mais, as rédeas da sua vida financeira, o controle sobre os seus investimentos, e não gaste desnecessariamente com taxas e custos (como corretagens) que não contribuem para o seu acúmulo de patrimônio no longo prazo.

Regulamentação do serviço perante os órgãos competentes

Como você sabe, a segurança é muito importante quando se trata de investimentos: com quem você se relaciona? Essa pessoa está capacitada para auxiliá-lo?

A atividade de Assessoria de Investimentos é autorizada e fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que regula todo o mercado de capitais no Brasil.

Para que nós possamos exercer essa atividade (Assessor de Investimentos), tanto nós, Assessores de Investimento, quanto a nossa empresa, a Valor Investimentos, precisamos ter os nomes no site da CVM para consulta pública. Essa é a sua segurança de estar sendo atendido por profissionais qualificados e que são fiscalizados para exercer suas atividades dentro das normas do mercado financeiro.

Qualquer pessoa que oriente a você sobre investimentos deve que ter o nome colocado no site da CVM.

Como consultar a autorização de um Assessor de Investimentos no site da CVM?

Siga o seguinte caminho:

www.cvm.gov.br > Agentes Autônomos (pela seção “Acesso rápido”) > Relação dos Agentes Autônomos Autorizados pela CVM > Enviar.

Na lista aberta, consulte o nome da empresa e do Assessor de Investimentos.

Fique atento! Apenas as pessoas e empresas informadas aqui estão autorizados a prestar o serviço de Assessoria de Investimentos.

Que benefícios eu tenho ao ser atendido pela Valor Investimentos?

Primeiramente, a Assessoria de Investimentos auxilia você a encontrar os melhores investimentos, de forma isenta.

Segundo, você tem a transparência na relação, no seguinte sentido: para nós, o mais importante é transferir a informação sobre o mercado financeiro, sobre os produtos de investimento (as características, os custos, os riscos, as rentabilidades, etc.), para que você tenha clareza absoluta do que você está fazendo. Sejam investimentos conservadores, investimentos agressivos, ou investimentos moderados. Trabalhamos para dar a você a informação.

Queremos que, após 1 ano, 2 anos, 3 anos de relação com você, você tenha mais informações do que quando você chegou. Queremos que a nossa relação construa informação, para que você esteja cada vez mais preparado para chegar aos seus objetivos financeiros.

Clique aqui e solicite o seu atendimento »